Uma breve reflexão sobre Yoga

 

Yoga é estar no momento presente! As práticas regulares de āsana-s (posturas físicas) sem duvida são muito boas, mais o yoga não é só o que você faz em cima de seu tapete, yoga é também a sua atitude perante a vida, é uma cultura, uma forma de vida saudável que tem como objetivo harmonizar o corpo a mente e as emoções.

Āsana-s são importantes para fortalecer o corpo, dar flexibilidade e agilidade aos movimentos, mais quando você termina a sua prática o corpo, a mente e o coração continuam com você, portanto é importante aprender a lidar com eles, assim o estado de yoga permanece quando a prática física termina.

O objetivo do yoga não é curar doenças, mais a boa saúde conquistada com a prática pode ser considerada um “plus”, benefícios que virão acompanhados da prática constante. Não existe um āsana específico para curar determinada doença, mais é fato que algumas técnicas aliviam o problema, então não há problemas em se sentir atraído por esses benefícios mais é importante saber que o objetivo do yoga é o autoconhecimento.

Yoga tem como objetivo lhe mostrar a sua verdadeira natureza, o ser ilimitado que é você, livre de sofrimentos, pleno e feliz. A prática é um momento para reflexão e nos ajuda a responder a intrigante pergunta, “quem sou eu?”. Por esse motivo não podemos dizer que o Yoga seja uma ginástica ou terapia, mais uma filosofia prática, que ajuda o ser humano a ter consciência sobre si mesmo e todo o universo.

Hariḥ Oṁ!

Patrícia de Abreu Burgo

One Response to “Uma breve reflexão sobre Yoga”

Deixe seu comentário